Dia 5 – La Spezia (Florença e Pisa)
La Spezia é uma pequena localidade, ainda fica afastada por bons quilometros de Florença ou Pisa, por isso resolvemos optar pela excursão do cruzeiro que nos dava mais garantias de visitar os pontos de interesse principais e cumprir os horários rígidos de embarque.
A excursão saiu pelas 7h30, a nossa guia Maria, que nos acompanhou no autocarro, era uma mulher pequena, já nos seus 40, ar hippie, cabelo curto, pouco feminina, muito sarcástica mas engraçada. Utilizamos aqueles equipamentos tipo rádio que nos permitem ouvir à distância a guia. Não servem para falar, só para ouvir como bem evidenciou Maria no seu tom irónico a contar episódios de turistas que se agarram ao rádio a dizer “María estoy me perdiendo, María estoy me perdiendo”. Também explicou que os preços podem ser caros, que não adianta se queixarem…
"-María, he pagado 5 euros por una cerveza! En mi país cuesta 1 euros una pinta!
- Ah, sí, que suerte, me invita entonces a tomar una copa en su tierra! "
Também na altura de devolvermos os rádios mostrou a sua ironia ao dizer que tinha inventado um jogo muito fácil mas que as pessoas ás vezes tinham dificuldade em jogar, era tirar os pinganillos (auriculares) do rádio e devolver o mesmo.
Florença é também chamada Firenze ou Florentia, a nossa guia na visita à cidade chamava-se Patricia, não falava Português muito fluente mas era o suficiente. Durante a visita um dos elementos do grupo perdeu-se, estivemos 20 minutos á espera, o nosso grupo era constituido de portugueses na sua maioria reformados, havia um outro casal jovem e uma rapariga Sónia que acompanhava um gupo de portugueses mais velhos que ela.
Visitamos a Catedral, impressionante, tem uma parte mais antiga e outra mais recente - a frente e a torre ao lado. De frente para a Catedral estava o Batistério, estava em obras, antigamente só podiam entrar na catedral batizados, então havia sempre batistérios ao lado das catedrais. Por toda a cidade podemos contemplar esculturas com representações históricas ou de deuses (Medusa, etc). Estivemos na famosa ponte velha, almoçamos perto da Praça de cruz, que tem um igreja muito bonita, com as habituais risquinhas pretas que se vê em itália, e é também uma zona de restaurantes e comércio - comprei uns lenços e carrinhos de madeira com letras para oferecer.
Pisa é cinge-se em termos de interesse turistico, à zona com a torre, igreja e batistério, está muito bem conservada, a torre é única e claro é irresistivel tirar aquelas fotos, a empurrá-la. Há ao redor muitos vendedores insistentes, alguns vendiam guarda-chuvas estampados com os monumentos de itália. Acabamos por nos atrasar um pouco a voltar ao navio por causa de uma confusão relativa ao ponto de encontro com um dos elementos do autocarro, mas o navio lá esperava por nós - vantagem de ir na excursão organizada pelo próprio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário