A primeira vez que andei de avião foi com destino a Madrid. Foi um baptismo de voo algo turbulento. O voo saiu do aeroporto Sá carneiro por volta das 6 da manhã, e supostamente seria uma viagem rápida e fácil, 1 hora de voo e estávamos em terra. Já a sobrevoar Espanha fomos surpreendidos por um mau tempo, invulgar em Julho. Havia chuva e trovoadas, o avião (Ryanair) estremecia de tal forma que tudo que tivéssemos no estômago já tinha dado mil voltas. Ao aterrar verificamos que chovia imenso, a primeira coisa a fazer foi comprar um guarda-chuva! A segunda, estabilizar o estômago e a terceira tomar um bom pequeno almoço. Se continuasse assim teríamos que alterar o nosso roteiro de visita!
Felizmente, uma hora depois a chuva começou a cessar, apareceu o radioso sol de Julho, que nos permitiu visitar Madrid em todo o seu esplendor. A energia de Madrid é contagiosa, e encontramo-la em toda a sua exuberância já que por coincidência, na altura da nossa visita, havia uma Parada do Orgulho Gay! A cidade estava ao rubro!
Metro/Aeroporto
Uma das opções para sair/chegar ao aeroporto de Madrid – Barajas é o metro através da linha 8 (Nuevos Ministerios – Aeropuerto T4). Esta linha serve todos os terminais do Aeroporto de Madrid, T1+T2+T3, seguindo para Barajas e terminando na estação do T4. É uma boa opção para se chegar à cidade. O bilhete tradicional de metro não serve, já que é necessário pagar uma taxa extra de +1 € para se poder sair/entrar nas estações que servem o aeroporto. Esta taxa pode ser comprada em conjunto com o bilhete normal em qualquer máquina automática basta usar o botão que tem o avião, ou como suplemento, se já tivermos o bilhete normal. Este suplemento pode ser comprado antes das portas de saída do T4.
Atracções Turísticas
Madrid é fácil de conhecer. Tem muitos pontos de interesse concentrados principalmente no centro da cidade, o que torna fácil conhecê-los a pé. De qualquer forma, podemos sempre apanhar o metro, tem uma rede bem organizada e com informações acessíveis aos turistas.
A visitar:
• Museu do Prado: Os amantes da pintura e arte não podem perder a oportunidade de o visitar e ver de perto as famosas obras dos pintores espanhois Velázquez, Murillo e Goya.
• Museu Thyssen-Bonermisza: reune a colecção adquirida pelo Estado espanhol ao Barão Thyssen, em 1993.
• Real Jardim Botânico: Reúne a maior colecção de plantas vivas de Espanha. Destaque especial para a zona de colecção de bonsai.
• Passeio do Prado: Onde ficam os pontos de interesse referidos antes.
• Museu de Arte Rainha Sofia: Arte contemporânea.
• Parque do Retiro: Local muito popular em Madrid. É gigante, tem um grande lago, onde se pode andar de barco. É lá que fica também um outro ponto de interesse o Palácio de cristal.
• Palácio de Cristal: Construído em 1887 para realizar a Exposição Filipinas.
• Porta de Alcalá: Monumento emblemático de Madrid, o rei Carlos III em 1778, confiou o desenho e execução da obra a Sabatini.
• Fonte de Cibeles: Um dos ícones madrilenos.
• Praça Mayor: Beleza e diversidade de restaurantes, apreciá-la durante um jantar é uma excelente opção.
• Portas do Sol: Afamadas, diz-se que são o coração da cidade. Aqui podemos ver o símbolo oficial da cidade, a estátua "El Oso y El Madroño" (o urso e o medronheiro). Parece que costumava haver muitos ursos nos campos em torno de Madrid, assim como uma abundância de medronheiros.
• Palácio Real: É o maior edifício de Madrid, próximo da Praça do Oriente.
• Praça do Oriente: Está localizada a oeste de Madrid, apesar do próprio nome sugerir o oposto! Mas tem este nome porque fica no lado leste do Palácio Real.
• Catedral de Almudena: Consagrada a Santa Maria de la Almudena, fica ao lado do Palácio Real, separada por uma praça espaçosa, a Praça de la Armería.
E pronto, é hora de regressar, num voo sereno. Trazemos muitas fotos e bons "recuerdos". ;)
Mais informações aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário