O vaso de 7 ervas é composto por sete plantas e serve de protecção contra o mau-olhado. Para o fazer podem ser usadas várias plantas, as mais comuns estão enumeradas a seguir, mas podem ser substituidas, no caso do meu vaso tem todas as enumeradas abaixo excepto a Pimenta, a substitui-la está a planta de florzinhas vermelhas que não lembro o nome. Não fui eu tratei das plantas propriamente, pedi de prenda á mãezinha, um vaso que tivese 7 ervas, dei a lista para referência, mas não deu para a seguir á risca. De qualquer forma fiquei com um vaso muito bonito como se vê nas fotos. Mas já passou quase um ano, actualmente só sobrou a espada de S. Jorge e a Comigo-ninguém-pode que já não está com bom ar. Também não tive quaisquer cuidados com o vaso, a não ser regar de longe a longe.
1 - COMIGO-NINGUÉM-PODE
Comigo-ninguém-pode é uma planta tóxica, é aquela no vaso com a folha maior e manchas claras.
Em pessoas alérgicas, o simples contacto com a folha é suficiente para fazer mal. É necessário por isso, ter cuidados ao manuseá-la e lavar sempre as mãos depois de lhe tocar.
É considerada mágica por conter muita energia vital e é útil contra a inveja. Diz-se que absorve as energias negativas das pessoas mal intencionadas.
2 - ESPADA-DE-SÃO-JORGE
Esta planta tem este nome por ter o aspecto de uma espada. As suas folhas sugerem proteção contra as tentações e feitiços, atrai sorte e afasta mau-olhado.
São Jorge é um santo cristão conhecido pelo feito de matar um temível dragão com sua espada. É chamado santo guerreiro, que enfrenta o mal e o extermina completamente.
Para pessoas com vícios, gênio forte, ou tendência a provocar discussões em casa, pode-se colocar duas Espadas-de-São-Jorge cruzadas, debaixo colchão dessa pessoa. também é usada para pessoas que precisam de defesa.
No caso de visitas indesejadas, coloca-se a espada atrás da porta.
3 - ARRUDA
A arruda é uma das plantas mais antigas das sete, e é várias vezes referida na Bíblia, era usada como moeda, para pagar o dízimo.
Usada para afastar energias obscuras e atrair amor e boa sorte. Garante bons negócios aos comerciantes e afasta doenças contagiosas dos lares.
Além deste poderes "mágicos" ainda ainda repele insetos, ratos, cães e gatos.
No meu vaso só tem um pézinho pequeno ao lado do alecrim.
4 - ALECRIM
Também muito referido em textos antigos, antes até da Bíblia, existem muito mitos relacionados com o alecrim.
É uma planta aromática de cheiro adocicado e forte, já serviu para dar sabor especial a vinhos e é uma das preferidas para usar em defumações. Atrai alegria, vitalidade e concentração. Na Grécia Antiga, simbolizava a imortalidade.
5 - GUINÉ (PITI)
Originária da floresta amazônica, possui um veneno fraquinho, era usada em poções pelos escravos do Brasil, para enfraquecer os senhores que eram crueis, ou que abusavam das mulheres ou filhas dos escravos." Esse uso deu a esta planta o apelido "amansa patrão".
No vaso de 7 ervas serve para cortar o ciúme, a inveja e energias negativas.
6 - MANJERICÃO
É uma planta aromática e comestível, usada no molho al pesto. També, repele insectos. Traz saúde e boas vibrações para as crianças.
Actua directamente sobre o estado de espirito, proporcionando paz e tranquilidade. Afasta os pensamentos negativos.
O odor desta planta deixa uma aura de frescor no ar elevando o animo.
7 - PIMENTA
Há uma grande variedade de pimentas, mas as que mais se usam num vaso 7 ervas são cumari, dedo-de-moça e pimenta-de-bode.
Esta planta consegue manter a chama da paixão num lar. Ela proteje-nos do mau olhado, espanta os fluidos negativos e espalha vibrações benéficas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário